Suporte e Documentos
Perguntas e Respostas
O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção das transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade. O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.
Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.
Sim. Você pode ter quantos certificados forem necessários para atender as suas necessidades.
As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas. O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano. O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o dispositivo criptográfico (smartcard ou token) você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.
O certificado digital armazenado em dispositivo criptográfico (smartcard ou token) são protegidos por senhas pessoais PIN e PUK. A cada utilização do certificado será solicitado o PIN (senha de utilização) da mídia (cartão ou token). Se o PIN for digitado incorretamente 3 (três) vezes, o dispositivo criptográfico será bloqueado. Para desbloqueio é necessário inserir o PUK (senha de desbloqueio) corretamente. Caso o PUK também seja inserido incorretamente 3 (três) vezes, a mídia será bloqueada e o certificado digital nela armazenado será perdido em caráter definitivo. A MAX não dispõe de repositório ou banco das senhas cadastradas pelo titular, nem possui outro método de recuperá-las. As senhas são pessoais e intransferíveis, cuja responsabilidade é exclusiva de seu titular. Caso o titular tenha bloqueado seu certificado digital, será necessário revogá-lo e emitir um novo certificado digital.
Não. O certificado digital do tipo A3 tem as chaves criptográficas geradas e armazenadas em um dispositivo criptográfico (smartcard ou Token), as quais não podem ser exportadas para outro dispositivo.
A cópia de segurança só é permitida para o tipo de certificado digital A1. No navegador INTERNET EXPLORER, acessar no Menu do Navegador Ferramentas > Opções da Internet > aba Conteúdo > botão Certificados > aba Pessoal, e após: Selecionar o certificado e clicar no botão Exportar. No assistente de exportação selecionar a opção “Sim, exportar chave particular”, depois o item “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e manter selecionado o item “Ativar proteção de alta segurança”. Na próxima página definir uma senha para a cópia de segurança, clique em avançar e selecionar o local para armazenamento do certificado digital A1 (Procurar), digitar um nome de arquivo (exemplo, certificado fulano de tal), se não quiser procurar um destino, é só digitar o nome do arquivo e em seguida clicar em Salvar que a cópia de segurança será salva no local definido. Avançar para concluir a exportação e pressionar.
A revogação do certificado digital significa anular toda sua validade jurídica, ou seja, efetua-se o cancelamento da certificação antes do seu vencimento. Ela pode ser solicitada a qualquer momento pelo titular do certificado, sempre que entender que exista a necessidade de realizar o seu cancelamento, devido ao comprometimento da segurança de sua chave privada, mudanças das informações do certificado, perda do dispositivo criptográfico, entre outros motivos possíveis. Para revogar o certificado digital o titular do certificado munido do código de solicitação e sua senha de revogação, que consta o termo de titularidade, deverá acessar a tela de revogação online ou ainda o responsável poderá solicitar ajuda do nosso Suporte Técnico pelos canais de atendimento.
Após a validação do seu certificado digital fica impossibilitado a alteração de qualquer dado do seu certificado digital. Caso possua um certificado e pretenda fazer alterações de dados, razão social, CEI, PIS, entre outros, será necessário solicitar a revogação do certificado digital e solicitar um novo certificado com os dados atualizados.
O certificado e-CNPJ é destinado a qualquer pessoa jurídica (Empresas, Corporações, Instituições) cuja a sua situação cadastral junto a RFB esteja ativa. O e-CNPJ foi concebido para a comunicação eletrônica entre pessoas físicas e a Receita Federal Brasileira. Já o NF-e foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas.
O certificado e-CPF é destinado a qualquer pessoa física cuja a sua situação cadastral junto a RFB esteja ativa. É obrigatória para o responsável legal das empresas tributadas no Lucro Presumido ou Lucro Real, ou que realizam operações de importações ou exportações, ou que contratam ou prestam serviços ao exterior.
O teste pode ser feito através do link https://meucertificado.iti.gov.br/login, onde poderá validar dados contidos no certificado digital e sua validade, ou acessando o Portal e-CAC da Receita Federal do Brasil, se o acesso ao Portal ocorrer sem erros, o certificado está pronto para uso, mas caso ocorra algum erro, o responsável pelo certificado digital deverá entrar em contato com nosso Suporte Técnico. Link de acesso ao Portal e-CAC: cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx
O certificado digital é válido para toda a empresa, possua ela um ou mais estabelecimentos. Assim, o certificado digital do estabelecimento de qualquer UF, seja ele matriz ou filial, pode ser utilizado para os demais estabelecimentos da empresa localizados em unidades federadas.
A instalação do certificado digital deverá obedecer ao disposto na respectiva política de certificado da Autoridade Certificadora que o forneceu. Existem certificados que podem ser instalados em mais de um computador, e certificados que não possibilitam esta prática.
O Conectividade Social é um Canal Eletrônico de Relacionamento desenvolvido pela CAIXA e disponibilizado gratuitamente às empresas. É utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, sem a necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco quando do recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência. O Conectividade Social também permite acesso a informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa, bem como a realização de outras transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade. Alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, também serão feitos via internet.
É um cartão criptográfico capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Uma vez geradas essas chaves, elas estarão totalmente protegidas, não sendo possível exportá-las para uma outra mídia nem retirá-las do smartcard. Mesmo que o computador seja atacado por um vírus ou, até mesmo, um hacker essas chaves estarão seguras e protegidas, não sendo expostas a risco de roubo ou violação.
Uma leitora é um dispositivo projetado para conectar um cartão inteligente a um computador. A leitora se encarregará de fazer a interface com o cartão, enquanto o computador suporta e gerencia as aplicações. Instalar uma leitora de cartões inteligentes é um procedimento simples, que dispensa conhecimentos técnicos. Uma vez instalada, a leitora permitirá o acesso seguro a serviços na Internet já preparados para a certificação digital.
O certificado digital, diferentemente dos documentos utilizados usualmente para a identificação pessoal como CPF e RG, possui um período de validade, porque a cada renovação de validade do certificado renova-se também a relação de confiança entre seu titular e a Autoridade Certificadora. Essa renovação pode ser necessária para a substituição da chave privada por uma outra tecnologicamente mais avançada ou devido a possíveis mudanças ocorridas nos dados do usuário. Essas alterações têm por objetivo tornar mais robusta a segurança em relação às técnicas de certificação e às informações contidas no certificado. Só é possível assinar um documento enquanto o certificado é válido. O período de validade do certificado digital é determinado a partir da opção feita pelo titular no momento da solicitação. Os certificados Tipo A3 – Assinatura Nível 3, gerados em mídias criptográficas variam entre 1 e 3 anos. Os certificados Tipo A1 – Assinatura Nível 1, gerados direto no computador têm validade de 1 ano. Verifique a validade do seu certificado e programe sua renovação.
Documentação para Pessoa Física
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe(Ex.: OAB, CRM, CREA)
2) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional Para empregador).
Documentação para Pessoa Jurídica
*OBSERVAÇÃO: A documentação da PESSOA JURÍDICA (ITEM 2 DE CADA CITADO ABAIXO) poderá ser substituída pela consulta do QSA (Quadro de Sócios e Administradores), realizada no site da Receita Federal, caso a mesma informe corretamente quem são os sócios e administradores da empresa. Lembrando que essa consulta NÃO SUBSTITUI o documento pessoal do sócio.
Documentação correta para Ltda e EIRELI:
CERTIFICADO PJ:
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Contrato social e todas as alterações ou última alteração consolidada;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional).
Documentação correta para Associação, S/A, Fundação, Igreja
CERTIFICADO PJ:
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Estatuto e Ata de eleição do Responsável com mandato vigente;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional).
Documentação correta para Empresário Individual
CERTIFICADO PJ:
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Remp Consolidado (para que seja considerado consolidado todos os campos deverão estar preenchidos).
Caso não estiver consolidado, apresentar todos as alterações e constituição;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional).
Documentação para Condomínios
*OBSERVAÇÃO: A documentação da PESSOA JURÍDICA (ITEM 2 CITADO ABAIXO) poderá ser substituída pela consulta do QSA (Quadro de Sócios e Administradores), realizada no site da Receita Federal, caso a mesma informe corretamente quem são os sócios e administradores da empresa. Lembrando que essa consulta NÃO SUBSTITUI o documento pessoal do sócio.
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou /carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Convenção de Condomínio registrada em cartório de imóveis ou Matrícula mãe ou Certidão de
individualização e Ata de eleição do síndico com mandato vigente;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional).
Emitir um Certificado
Emitir Certificado
Testar Certificado
Testar Certificado
Manuais
Manuais de apoio
Instaladores e Drives
Prepare o dispositivo em que você usará o Certificado Digital. Selecione o dispositivo, identifique o fornecedor e seu sistema operacional. Em seguida clique no link correto do download para instalação.
Cartão Gemalto
- Cartão Gemalto 8.0 para Mac OS (10.6 até 10.8) de 32 e 64 bits
- Cartão Gemalto 10.0 para Mac OS (10.12 até 10.15) de 32 e 64 bits
- Cartão Gemalto 10.7 para Windows 32 bits
- Cartão Gemalto 10.7 para Windows 64 bits
Cartão Oberthur
- Cartão AWP MANAGER 5.1.0 para Linux Ubuntu de 32 bits
- Cartão AWP MANAGER 5.1.0 para Linux Ubuntu de 64 bits
- Cartão AWP 5.2.0 para Mac OS (até versão 10.12) de 32 e 64 bits
- Cartão AWP 5.2.2 para Mac OS (10.13 até 11.2) de 32 e 64 bits
- Cartão AWP 5.1.8 para Windows 7, 8, 8.1 e 10 de 32 bits
- Cartão AWP 5.1.8 para Windows 7, 8, 8.1 e 10 de 64 bits
- Cartão AWP MANAGER 5.1.8 para Windows 7, 8, 8.1 e 10 de 32 bits
- Cartão AWP MANAGER 5.1.8 para Windows 7, 8, 8.1 e 10 de 64 bits
eToken PRO Aladdin
- SafeNet Authentication Client 9.0 para Debian e Ubuntu Linux de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.0 para distribuições RPM de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.1 para Debian e Ubuntu Linux de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.1 para distribuições Red Hat – Fedora de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OC (11.0 até 11.2)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.6 até 10.8)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.9 até 10.11)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.12 até 10.15)
- SafeNet Authentication Client 9.0 para Microsoft Windows de 32 e 64 bits (Vista SP2, 2008 R2 SP1, 2008 SP2, 2012, 2012 R2, 7 SP1, 8, 8.1 e 10)
- SafeNet Authentication Client 10.8 para Windows 10 de 32 bits
- SafeNet Authentication Client 10.8 para Windows 10 de 64 bits
GD Starsign
- Token Safesign 3.0.97 para Linux Ubuntu de 32 e 64 bits
- Token Safesign 3.0.0.5 para MAC OS (10.6 até 10.12) de 32 e 64 bits
- Token Safesign 3.0.77 para MAC OS (10.13 até 10.15) de 32 e 64 bits
- GD Burti (32 bits) para Microsoft Windows de 32 Bits (XP, 2003, 2008, Vista, 7)
- GD Burti (64 bits) para Microsoft Windows de 64 Bits (XP, 2003, 2008, Vista, 7)
- Token Safesign 3.0.93 para Windows XP de 32 bits
- Token Safesign 3.0.124 para Windows Vista, 7, 8, 8.1 e 10 de 32 bits
- Token Safesign 3.0.124 para Windows Vista, 7, 8, 8.1 e 10 de 64 bits
Ikey 2000 2032 (Safenet Tools)
- SafeNet Authentication Client 9.0 para Debian e Ubuntu Linux de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.0 para distribuições RPM de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.1 para Debian e Ubuntu Linux de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.1 para distribuições Red Hat-Fedora de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OC (11.0 até 11.2)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.6 até 10.8)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.9 até 10.11)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.12 até 10.15)
- Safenet iKey 2000 2032 para Windows de 32 bits
- Safenet iKey 2000 2032 para Windows de 64 bits
SafeNet
- SafeNet Authentication Client 9.0 para Debian e Ubuntu Linux de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.0 para distribuições RPM de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.1 para Debian e Ubuntu Linux de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 9.1 para distribuições Red Hat-Fedora de 32 ou 64 bits
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OC (11.0 até 11.2)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.6 até 10.8)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.9 até 10.11)
- SafeNet Authentication Client 10.2.100.0 para Mac OS (10.12 até 10.15)
- SafeNet Authentication Client 9.0 para Microsoft Windows de 32 e 64 bits (Vista SP2, 2008 R2 SP1, 2008 SP2, 2012, 2012 R2, 7 SP1, 8, 8.1 e 10)
- SafeNet Authentication Client 10.8 para Windows 10 de 32 bits
- SafeNet Authentication Client 10.8 para Windows 10 de 64 bits
Safesign Standard (Administração de Token)
- Token Safesign 3.0.97 para Linux Ubuntu de 32 e 64 bits
- Safesign Standard para MacOS até versão 10.13
- Safesign Standard para MacOS versão 10.6 até 10.12
- Safesign Standard para MacOS versão 10.14 até 10.16
- Token Safesign 3.0.93 para Windows XP de 32 bits
- Token Safesign 3.0.124 para Windows Vista, 7, 8, 8.1 e 10 de 32 bits
- Token Safesign 3.0.124 para Windows Vista, 7, 8, 8.1 e 10 de 64 bits
Token Feitian (Epass2003)
- Token EPASS2003 para Linux qualquer distribuição 32 e 64 bits
- Token EPASS2003 para MAC OS (10.6 até 10.13)
- Token EPASS2003 para MAC OS (10.14)
- Token EPASS2003 para MAC OS (10.15)
- Token EPASS2003 para MAC OS (11.0 até 11.2)
- Token EPASS2003 para Windows
- Token EPASS2003 para Windows – Driver Administrador
Leitor Biométrico
- Windows 8, 8.1, 10 32 ou 64 bits
- Windows Vista 7 32 ou 64 bits
Acesso Remoto